Desde que foi lançado em 1999 para a PS1, Crash Team Racing (CTR) sempre foi um dos jogos de corrida mais populares do mundo dos games. Com seu elenco de personagens divertidos, pistas desafiadoras e poderes especiais, CTR se tornou um clássico imperdível para os fãs do gênero e da série Crash Bandicoot em geral.

No entanto, nem todo mundo tem uma PS2 ou PS1 para jogar os games originais. Felizmente, existem maneiras de jogar CTR no seu computador - e neste guia, mostraremos como fazer isso passo a passo!

Como jogar Crash Team Racing no PC

Antes de começar, é importante lembrar que CTR é um jogo antigo e oficialmente não existe uma versão para PC. Portanto, a única maneira de jogá-lo no seu computador é usando um emulador de PS1 ou PS2.

Um emulador é um software que imita o hardware de um console para que jogos escritos para ele possam ser executados em um dispositivo diferente - neste caso, seu PC. Para jogar CTR, você precisará de um emulador de PS1 ou PS2, além de um arquivo ROM do jogo (que é uma cópia do jogo em si).

Existem vários emuladores disponíveis para download na internet, mas neste guia usaremos o ePSXe, que é um dos mais populares e fáceis de usar. O processo é semelhante para outros emuladores, então você pode seguir estes passos mesmo que esteja usando um diferente.

1. Baixe o ePSXe

Para baixar o ePSXe, vá para o site oficial (www.epsxe.com) e clique no botão Download na página inicial. Você será redirecionado para outra página onde pode escolher a versão do programa para o seu sistema operacional - Windows, Linux ou Mac. Clique no botão Download novamente para iniciar o download.

2. Instale o ePSXe

Depois que o arquivo baixar, abra-o e siga as instruções para instalar o ePSXe no seu PC. O processo é simples e deve demorar apenas alguns minutos.

3. Baixe um arquivo ROM de CTR

Agora você precisará encontrar um arquivo ROM de CTR na internet. Existem muitos sites que oferecem ROMs gratuitas para download - basta procurar no Google. Certifique-se de escolher uma ROM confiável e segura para evitar vírus ou malware.

4. Descompacte o arquivo ROM

Depois de baixar o arquivo ROM, você precisará descompactá-lo para extrair o jogo em si. Use um programa de descompactação como o WinRAR ou 7-Zip para isso - basta clicar com o botão direito no arquivo ROM e selecionar Extrair aqui.

5. Abra o ePSXe

Agora você pode abrir o ePSXe em seu computador. O programa deve estar instalado no menu Iniciar ou em qualquer pasta que você escolheu durante a instalação.

6. Configurar o ePSXe

Antes de jogar, você precisará configurar o ePSXe para atender às especificações do seu PC. Clique no menu Config na parte superior da tela e selecione Video e Plugin na lista suspensa. Você será levado a uma nova janela onde pode escolher as configurações desejadas.

As configurações ideais podem variar de acordo com o seu sistema, mas aqui estão algumas sugestões que tendem a funcionar bem:

- Na opção Video, selecione Pete's OpenGL2 Driver 2.9 ou similar.

- Nas opções Plugin, escolha ePSXe SPU Core 2.0.0 para o som e ePSXe CDR WNT/W2K core 2.0.0 para o CD-ROM.

- Em CD-ROM, clique no botão Config e selecione a unidade onde você descompactou o arquivo ROM de CTR.

7. Jogar Crash Team Racing

Agora que tudo está configurado, você finalmente pode jogar CTR no seu PC! De volta à tela principal do ePSXe, clique no botão Run para iniciar o jogo. Se tudo estiver configurado corretamente, o jogo deve começar em sua janela principal.

A partir daqui, tudo deve ser bastante familiar para os fãs de CTR. Use as setas do teclado para mover seu personagem e a tecla Z para usar os poderes especiais. Você também pode conectar um joystick ao seu PC para jogar de maneira mais autêntica.

Conclusão

Crash Team Racing é um jogo clássico que ainda atrai jogadores de todas as idades. Embora não haja uma versão oficial para PC, você pode jogar o jogo usando um emulador de PS1 ou PS2, como o ePSXe. Basta seguir estas etapas para baixar e instalar o software, encontrar um arquivo ROM do jogo e configurar o emulador de acordo com seu sistema. Em pouco tempo, você estará correndo em sua pista favorita e competindo com seus amigos no jogo que todos amamos. Divirta-se!