O ZBrush tem muitos recursos poderosos que podem ser usados ​​para criar modelos incríveis. No entanto, às vezes o software pode travar ou congelar, especialmente quando o recurso de ruído de superfície é usado. O ruído de superfície adiciona texturas e detalhes às superfícies do seu modelo, mas pode causar problemas se não for configurado corretamente.

Se você está enfrentando problemas de travamento relacionados ao ruído de superfície do ZBrush, continue lendo. Abaixo estão algumas soluções de problemas para ajudá-lo a evitar problemas de travamento.

1. Limpe o histórico de desfazer

O histórico de desfazer pode ocupar muito espaço em memória, o que leva ao travamento do software. Para liberar memória, vá para a opção Preferences e clique em Memória. Por fim, clique em Limpar histórico de undo. Esta opção limpa o histórico e impede a falta de memória, assim, o ZBrush não trava mais.

2. Otimize sua configuração de ruído de superfície

Verifique as configurações de ruído de superfície que você está usando. Usar uma resolução muito alta pode levar à falta de memória e, consequentemente, ao travamento. Tente usar resoluções mais baixas, como 512 x 512 ou 256 x 256. Além disso, o ZBrush permite que você privilegie velocidade ou qualidade, escolha a opção que se adapte às suas necessidades.

3. Feche outros aplicativos

Outros aplicativos em execução no fundo podem afetar o desempenho do ZBrush e levar ao travamento. Feche tudo o que você não estiver usando, liberando assim memória para o ZBrush trabalhar melhor.

4. Atualize o driver gráfico

Certifique-se que seus drivers gráficos estão atualizados. Drivers desatualizados afetam o desempenho do software, especialmente em relação a tarefas gráficas de alta intensidade, como o uso de ruído de superfície.

5. Verifique a versão do ZBrush

Se você estiver usando uma versão antiga do ZBrush, é possível que o software já contenha uma correção para o problema que você está enfrentando. Verifique se há atualizações disponíveis e instale-as.

Conclusão

O recurso de ruído de superfície é uma ferramenta poderosa no ZBrush. No entanto, o excesso de relações de imagem e a otimização inadequada podem afetar a performance, fazendo com que o software trave. O uso cuidadoso das dicas acima pode ajudar a evitar problemas de travamento e permitir que você aproveite ao máximo o ZBrush enquanto cria modelos incríveis.